Secador de cabelo: as melhores dicas para acertar na sua compra

No blog de hoje falaremos sobre o nosso fiel companheiro de guerra: o secador de cabelo. Não restam dúvidas de que ele é um aliado poderoso. Por outro lado, surgem várias interrogações quando chega a hora de comprar um secador ideal para as nossas necessidades. Modelo, temperatura, potência… Dentre tantas opções disponíveis no mercado, como escolher e fazer o melhor investimento?

O primeiro passo é entender que, sim, existem muitas diferenças entre modelos de alta qualidade e os mais simples. Muitas vezes, aquele secador baratinho pode quebrar o galho em uma viagem ou em uma situação de urgência, mas não é totalmente recomendável para o uso diário. Os secadores mais baratos utilizam material revestido em metal ou plástico para aquecer e isso acaba gerando calor desigual ou muito intenso.

Como escolher o secador ideal?

Potência

Para cada tipo de cabelo existe um secador diferente. Para cabelos cacheados, que podem sofrer mais com o calor, é recomendado o uso de secadores com difusor, por serem mais sensíveis e evitarem a quebra dos fios. Pessoas cujos fios são mais grossos e volumosos, podem optar por secadores mais potentes com 1.800w. No caso de cabelos mais finos, o ideal é optar por aqueles que tenham uma potência menor, e se possível com uma opção de jato frio, para evitar que os fios fiquem com aspecto poroso. Secadores com uma potência entre 1.200 até 1.600w é o recomendado para cabelos lisos. É importante lembrar que quanto mais alta for a potência do secador, mais forte será lançada uma a quantidade de ar quente e, consequentemente, mais rápida será a secagem do cabelo; porém os riscos de danificar a fibra também aumentam.

Voltagem

Geralmente, os secadores possuem duas voltagens padrões: 110v e 220v. Havendo também aparelhos bivolts. Eles são ideais para quem costuma viajar ou usar com muita frequência seus secadores em outros lugares fora de casa.

Íons positivos e negativos

Secadores com íons positivos possuem a função de abrir a cutícula do fio para que os pigmentos de coloração acabem penetrando mais profundamente no seu cabelo.

Já os íons negativos, possuem a função de neutralizar a estática do cabelo, fechando a cutícula dos fios, reduzindo o frizz e hidratando. Além de secar o cabelo 40% mais rápido que o normal.

Jato Quente X Jato Frio 

O jato de ar quente é o responsável pela maior velocidade no ressecamento. Por isso, o ideal é ter secadores que possuem mais de um tipo de velocidade, eles sempre são muito úteis para finalização do cabelo. Já o jato de ar frio ajuda na saúde das madeixas fechando as cutículas dos fios, selando-as e evitando o ressecamento excessivo.

Ruído  

Sabemos o quanto um secador de cabelo pode ser barulhento a depender da sua velocidade e matéria-prima. Pensando nisso, várias marcas já disponibilizaram no mercado aparelhos que são antirruídos, evitando o desconforto e gerando um stress a menos.

Tamanho, Peso e Design

Pode até parecer bobagem, mas quem tem o costume de usar secadores por horas a fio sabe muito bem que isso pode se tornar um hábito cansativo. Nesses casos, é fundamental priorizar secadores com material de boa qualidade e design que facilite o manuseio. Também é recomendado escolher aparelhos que pesem entre 300 a 600 gramas. Por isso, opte sempre pelos mais leves. Inclusive, hoje em dia já é bem mais fácil encontrar diversas opções com preços acessíveis.

Agora você já sabe qual como escolher o aparelho ideal para você que vive viajando, usa secador de forma esporádica ou até mesmo diariamente. Gostou das dicas? Então não perca nenhuma de nossas novidades, atualizamos nosso blog semanalmente. Siga-nos nas redes sociais também e fique por sempre por dentro de como cuidar do seu cabelo.

Até a próxima  (;