Umectação capilar em casa. Saiba como fazer

Nutrição extraordinária! Hoje, iremos falar sobre um processo capilar muito utilizado cuja função é nutrir profundamente os fios: a umectação. O tratamento se resume a cobrir o seu cabelo com uma porção generosa de óleo vegetal, sendo ideal para quem busca hidratação, vitalidade e fortalecimento dos fios.

A técnica é muito recomendada, inclusive para quem está em processo de transação capilar. Mas não se preocupe! Apesar de cobrir todo o seu cabelo com óleo, o processo de umectação não irá deixá-lo mais oleoso do que já é. Muito pelo contrário. Na verdade, o procedimento ajudará a controlar melhor a sua oleosidade natural.

Pensando assim, separamos algumas técnicas muito utilizadas com diferentes tipos de oléo para você aplicar em seu cabelo e trazer mais proteção e nutrição aos seus fios.

Óleo vegetal capilar de cenoura

Ingredientes:

– 2 cenouras
– 4 colheres de sopa Azeite de Oliva extra virgem
– ½ copo de água

Modo de fazer:
Coloque na panela a água, o azeite de oliva e as duas cenouras raladas e ferva até que a cenoura esteja cozinhada e o óleo do azeite fique de cor laranja. Em um recipiente despeje todo o conteúdo e deixe em repouso por cerca de 12 horas. Em seguida, coe o óleo reduzido e armazene em uma garrafa pequena.

A aplicação do óleo é feita por tempo prolongado. Muitas vezes, antes de dormir. Para aplicá-lo massageie o couro cabelo com o óleo e vá espalhando até as pontas.  Depois, deixe o cabelo em repouso por um dia ou uma noite inteira. O segredo é: quanto mais tempo, melhor! Passado esse tempo, basta lavar o cabelo como de costume para retirar o óleo com água corrente.

Óleo vegetal de Uva e Coco.

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de óleo de coco
– 1 colher de sopa de óleo de rícino (fácil de encontrar em qualquer farmácia natural)
– 2 colheres de sopa de óleo de semente de uva

Modo de fazer:

Misture os três óleos vegetais em um recipiente. Com auxílio de um pincel, aplique o óleo em seu cabelo seco por toda extensão dos fios, massageando de forma que não machuque o couro cabeludo. Em seguida, deixe o seu cabelo repousar durante algumas longas horas. De preferência, 12 horas. Depois lave o seu cabelo com shampoo para retirar o óleo.

Creme de umectação com Abacate e Azeite

Ingredientes:
 – ½ Abacate
– 3 colheres de sopa de Azeite de Oliva extra virgem
– 1 colher de mel

Modo de fazer:
Retire a polpa do abacate e reserve em um recipiente. Adicione o azeite e o mel, misturando até que vire um creme homogêneo. Depois, aplique o creme em seu cabelo e deixe ele agir durante 20 minutos. Retire toda a mistura lavando o cabelo como de costume em água corrente e enxágue muito bem para que todo o óleo seja retirado.

 

Gostou da dica? A técnica de Umectação é perfeita para trazer maior resistência, nutrição e brilho aos seus fios. Não deixe de acompanhar nosso Blog e seguir-nos nas redes sociais para ficar por dentro de várias outras dicas úteis de saúde para seu cabelo. Segue lá (;